88 é nosso!

No dia 15/02, sábado passado, completou-se exatos 25 anos da primeira partida da final da Copa União ( o Campeonato Brasileiro da época ) de 88 (eu sei, o jogo foi em 89, mas abstraia) entre Bahia x Internacional, ocorrida na velha Fonte Nova. Em comemoração, o torcedor Marcelo Lopes (@aquiebahea) lançou uma brincadeira muito interessante no Twitter. Todos nós acompanharíamos o jogo no Youtube como se fosse em tempo real, pontualmente às 20:30h. Lançamos uma hashtag e a zorra tava formada.





Confesso que eu nunca tinha assistido àquele jogo. A ideia não era apenas interessante. Era genial! Todo torcedor devia fazer isso, pegar esses jogos memoráveis e assistir todo. Farei isso com certeza.

Antes das finais, havíamos enfrentado o Sport e Fluminense as quartas e semi, respectivamente. Contra o Flu, o fatídico jogo de 110 mil pessoas. Começamos perdendo e viramos o jogo. Contra o Inter, havíamos tomando 3 x 0 no 1º turno. 

Eram mais de 90 mil pessoas nas arquibancadas da Fonte. O jogo começou e pudemos perceber um pouco da emoção que deve ter sido aquele dia.


Naquele elenco vieram da base: O zagueiro João Marcelo, o lateral Zanata, o meia Bobô, o ponta Zé Carlos e o atacante Charles


O Bahia veio com: Ronaldo – Taratini, João Marcelo, Claudir, Edinho – Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Bobô – Osmar, Charles (Sandro) e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo. Sim, era um 4-3-3 com UM (1/ONE/UNO!) VOLANTE #chupaJoel #chupaCristovão #chupaMarquinhosSantos #chupaTodoMundo

O Bahia teve posse maior posse de bola durante toda a partida. O Inter sobrevivia de contra ataques. O jogo foi duro, Inter descendo a madeira sempre que possível. Tarantini dando carrinho com as duas pernas em jogador gaúcho. Esse era o clima. 

Bahia chegava ao ataque mas não conseguia criar chances claras de gol. 


Aos 19, o Inter achou um gol. Uma falta na intermediária, cobrança rápida, jogada bem trabalhada pela esquerda do ataque Colorado e 1x0 para o Inter, gol de Leomir.


Mas o Bahia continuou com a postura, pressionando o rival. Destaque para o Paulo Rodrigues. Um MONSTRO. Qualidade pra sair jogando, a frieza com a bola na hora do aperto, aparecia do ataque e marcava na linha de fundo da defesa em fração de segundos. Parecia até que tinha dois pulmões.


No twitter, a corneta continuava.

Mas o empate não demorou muito. Após belo cruzamento da direita de Zé Carlos, Bobô calou a boca dos corneteiros, acertando um foguete de cabeça para empatar e incendiar a Fonte Nova. Sem chances para Taffarel.



Fomos para o intervalo com 1 x 1. Estava claro que dava. Bahia era amplamente superior. Ansiedade era o nome da torcida naquele momento.


Segundo tempo começou, e, logo no início, Bobô fez o gol que daria o título nacional ao Bahia. Jogada pela direita do ataque, e após a confusão na área, Bobô chega chutando de trás para virar a partida. 


O jogo seguiu com chances para ambos os lados. E quente. Num lance, Charles driblou 4, rolou pra Bobô que chutou para defesa de Taffarel. 


Bobô mais uma vez infernizou a defesa, cavando a expulsão de Nenê. 


No fim do jogo, só desespero. 


Foi realmente muito legal fazer essa "cobertura". Rolaram diversas pérolas, engraçado demais. 

Eu sei, já fui corrigido, era Telebahia. :P






 Isso foi só uma "pequena" compilação. Tem mais, quem quiser procure por #88énosso no Twitter.

Quem quiser ver a partida na íntegra, segue o link do "canal":


Muita coisa interessante pode ser observada nesse vídeo. Os repórteres entrevistando os jogadores na beira da lateral antes da substituição, além dos treinadores a todo instante, os substitutos assinando a súmula, sobre o banco de reservas antes de entrarem em campo, os recuos de bola para os goleiros, a Globo falhar no áudio na transmissão do segundo tempo, as propagandas antigas, as chamadas para outros programas bem toscas....

Sobre o Bahia, a raça daquele time impressiona. Os caras davam sangue pelo time. O futebol ofensivo também chama atenção. E a qualidade de alguns, pqp... Quem viu Paulo Rodrigues e olha os volantes que temos hoje... morre de desgosto.

Já está combinada a transmissão da segunda partida, dia 19/02, quarta-feira próxima. Será ainda mais emocionante, tenho certeza disso. Não deixem de perder!! :P
Compartilhar no Google Plus

Autor: Rafael Pimenta

    comentar com Facebook