4 motivos para "agradecer" a derrota

Foto: Célio Messias

Fala Torcida Santista! Sabe aquelas pessoas que tentam sempre ver o lado positivo das coisas, mesmo sabendo que a situação que irá comentar é totalmente oposta? Então... Com essa pegada de "explicar o inexplicável", vamos ver o lado bom de uma derrota. Pelo menos, a de ontem a noite.

Antes de falar os motivos, vamos rapidamente ao jogo: em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista, Santos e Penapolense jogavam no Tenente Carriço às 18h30. Com uma atuação apática da equipe alvinegra (que ontem estava de amarelo e preto) e com seu adversário sabendo se aproveitar das oportunidades, o Peixe conheceu ontem (16) sua primeira derrota na competição com um sonoro 4 a 1, com gols de Guaru, Douglas Tanque, Petros e Alexandro. Cícero descontou, marcando de cabeça.

Mesmo com a derrota, a equipe santista manteve sua primeira colocação no grupo C com vantagem de cinco pontos para o São Bernardo, vice-líder.

Motivo 1: Melhor agora do que na fase final

Foi foda, sei que foi. Mesmo com o placar, com a derrota e a forma que jogamos, ainda lideramos o grupo C. A primeira "lição" que podemos tirar é a que agora, na 1ª fase, podemos errar. Podemos e também teremos tempo de ver o que aconteceu, repensar em alguns quesitos e corrigir já na próxima partida. Algumas derrotas servem mais para ensinar do que para penalizar um time. Essa, por um lado, é um exemplo. 

Toda a equipe estava mal em campo em seus três setores. Um ou outro tentava fazer algo diferente, que pudesse mudar a partida. O gol saiu, sim. Achado, mas saiu. Parecia que com ele, o time iria mudar. Mas o segundo motivo diz o contrário.

Motivo 2: Pés no chão e mais humildade

Pés no chão aos jogadores (e até torcedores) mais "exaltados". Humildade para aqueles que entram em campo, já pensando no próximo adversário. Essa que, por sinal, passou longe nos jogadores de amarelo e preto. Passaram os 90 minutos achando que a partida estava sob controle, que não haveria perigo e que alguma hora, em algum cruzamento na área, a bola pudesse encontrar um jogador santista para concluir. Baita engano. As vezes, bonito é jogar com seriedade. Sem toque de lado. Ser mais objetivo em campo. Em uma dessas, o adversário pode aproveitar e matar a partida. E foi o que fizeram. Quatro vezes, aliás.

Motivo 3: Acordamos de uma possível ilusão

Acredito que, por conta das duas goleadas (Corinthians e Botafogo), alguns torcedores pensavam que com o nosso time estava tudo ok, que seria campeão fácil, blablablá... É, amigos. A derrota veio, talvez da forma mais surpreendente para um time que vinha de uma boa sequência de vitórias. Isso mostra que: não temos o melhor time, e muito menos o melhor elenco. A principal contratação no ano, até agora, acumula um pênalti bobo no início da partida, um tropeço dentro da área contra o Comercial e um meio rolinho ontem. Porém, não cornetarei (ainda). E não, a corneta não se deve ir para o Oswaldo, ainda. 

Motivo 4: Todos perdem, é o normal do futebol

Perder faz parte do esporte. Bola pra frente e, como disse acima: rever o que aconteceu, pensar e corrigir para que na próxima partida não se cometa os mesmos erros. Mesmo com tudo isso, a Penapolense mereceu e muito vencer. Soube aproveitar as chances de gol criadas e explorar os pontos fracos deixados pelos jogadores santistas. 

•••

O Santos retorna, ainda líder do grupo C, para a Baixada Santista e seu próximo adversário é o Atlético Sorocaba, quinta-feira às 19h30 (horário de Brasília) na Vila Belmiro. Para a partida, o Peixe não contará com o zagueiro Gustavo Henrique (expulso) e Alan Santos (terceiro cartão amarelo).
Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook