Boletim Tricolor #2: Jádson, Reforma do Morumbi, Sub-15, novos atacantes e #SPFC84anos

Vai sair?

O segundo Boletim Tricolor de 2014 traz as novidades sobre a possível saída do meia Jádson, a reforma prevista ainda para este ano no Morumbi, a campanha da nova geração de Cotia no principal torneio sub-15 do ano, a busca por reforços no setor de ataque da equipe e o aniversário oficial de fundação do clube.

Jádson de saída?

Não, Jádson não está sendo relacionado por Muricy Ramalho porque está negociando sua saída do clube. O meia, um dos principais nomes de 2012 e ainda dono da camisa 10 do time, está com tendinite e não tem previsão para estrear na temporada. Contudo, é sabido que Muricy dificilmente escalará 2 meias na sua formação titular, assim como também é sabido que o treinador prefere Paulo Henrique Ganso no seu time titular.

Assim, se esquecermos a sua lesão, Jádson começa 2014 como terminou 2013. É reserva, mas isso não garante que ele não faz parte dos planos da comissão técnica. Como esperado, algumas equipes demonstraram interesse na compra do meia - entre eles, o Botafogo. Mas o São Paulo, segundo a diretoria, só venderia o atleta se recuperasse todo o gasto que teve com o mesmo em 2012. Acho mais possível que ele possa ser incluído em algumas negociações que o Tricolor esteja interessado. Uma troca por Souza, do Grêmio, ou por Sóbis, do Flu, são dois exemplos.

A sonhada cobertura

Hoje, ao meio-dia, os diretores do São Paulo convocaram uma reunião no salão de festas do clube, no bairro do Morumbi, para discutir e acabar com dúvidas de sócios e conselheiros sobre o projeto da reforma (leia-se instalação da cobertura) no estádio do Morumbi. 

O presidente Juvenal Juvêncio já havia aberto uma seção de votação em dezembro para aprovar a nova cobertura, mas na ocasião o evento foi boicotado por conselheiros da oposição e não conseguiu o mínimo de votos necessário. A nova reunião que aconteceu nesse sábado (25) pretende convencer a oposição para, definitivamente, aprovarem a reforma.

A nova votação está marcada para o próximo dia 31 de janeiro.

O projeto

Made in Cotia

Vingando o sub-18 que foi goleado nas quartas da Copinha, a equipe sub-15 do São Paulo venceu o Atlético/MG por 2x1 nas semifinais da Copa Brasil Sub-15 na última sexta-feira. A competição, realizada na cidade de Votorantim (interior paulista), é a mais famosa da categoria. Agora, o Tricolorzinho enfrenta o Corinthians na final da competição, que acontecerá às 10h desse domingo (26) no Estádio Municipal de Votorantim.

O São Paulo vai em busca do tetra da competição (já venceu em 1991 e em 2013). Outra boa geração formada em Cotia.

Reforços?

Muricy não esconde que ainda está insatisfeito com o elenco atual, mas assegura que reforços virão. Os principais devem ser para o ataque, que atualmente só conta com 4 jogadores - sendo um o Ewandro, que acabou de subir para os profissionais. 

O São Paulo tinha três bons nomes estrangeiros para tentar no sul do país. Forlán, ex-Inter, já se apresentou ao seu novo clube na Ásia. Scocco, ainda no Inter, está de malas prontas para o Boca Juniors. E Vargas, ex-Grêmio, saiu para o Valencia/ESP. 

Outros nomes ligados ao São Paulo foram os de Nilmar, Ricardo Oliveira e Dorlan Pabón. O primeiro acabou de sair de um clube no Catar para outro do mesmo país. O segundo, que deixou o seu clube no mesmo Catar e ainda não acertou com outro, chegou a conversar sobre valores iniciais de salário com o Tricolor, mas teve sua contratação vetada momentaneamente por Juvenal Juvêncio. O terceiro, menos conhecido dos brasileiros, é o que está mais perto de vir. Pabón é camisa 11 do Valencia e presença constante na Seleção Colombiana. Com 1,68m, o atleta pesa 68kg e completou 26 anos ontem (24/01). 

Pabón em ação pela Colômbia

Vale lembrar que o Cruzeiro trouxe Marcelo Moreno nesta janela. O elenco já conta com Vinícius Araújo, Dagoberto, Willian, entre outros. Borges de volta não seria uma boa?

O duplo-aniversário

Sim, no dia de hoje, 25 de janeiro (mesmo dia do aniversário da cidade de São Paulo), o São Paulo Futebol Clube completa 84 anos de idade. Mas, espera, a data da fundação oficial não é 16 de dezembro de 1935? Bom, essa é uma questão meio confusa que tento explicar a seguir.

O São Paulo Futebol Clube, que em nenhum momento adotou em seu nome oficial a expressão "São Paulo Futebol Clube da Floresta", teve a sua fundação a partir da união do Clube Athletico Paulistano e da Associação Athletica das Palmeiras, fato consumado no dia 25 de janeiro de 1930. Ali nasceu o São Paulo. Depois de 5 anos de atividade (incluindo um título do Campeonato Paulista), devido às divergências entre os diretores da época que envolviam também alguns problemas financeiros, o clube foi brevemente encerrado no começo de 1935. Contudo, não demorou muito para o Tricolor renascer. No dia 16 de dezembro daquele ano, o São Paulo voltou às atividades para, definitivamente, se fixar no cenário paulista - depois brasileiro, depois mundial.

Até pouco tempo atrás, o dia 16 de dezembro era a Data Magna oficial do clube, estando inclusive presente no estatuto são-paulino. Mas o nascimento original, acontecido em 1930, jamais foi esquecido, sempre provocando dúvidas aos são-paulinos mais novos e gerando uma situação ambígua. Afinal, como um clube poderia comemorar aniversário duas vezes ao ano?

Somente no segundo semestre do ano passado a questão foi resolvida. O Conselho Deliberativo do SPFC confirmou, de forma clara e indiscutível, o dia 25 de janeiro de 1930 como data oficial da fundação do São Paulo Futebol Clube. O dia 16 de dezembro de 1935, igualmente memorável, fica marcado como data oficial da refundação do clube.

Portanto, hoje é sim aniversário do nosso Tricolor. De Poy a Ceni, de Friedenreich a Raí, de Leônidas a Careca, de Bella Gutman, Telê Santana, Muricy Ramalho. Ostenta o nome da capital paulista assim como comemora seu aniversário no mesmo dia que a cidade mais importante da América Latina faz. Por um bom tempo a 4ª força do estado, hoje já tem como alcunha Maior do Mundo. Tenho certeza que aqueles responsáveis pela fusão e nascimento deste grande clube não esperavam que o negócio chegaria tão longe.

Parabéns, meu São Paulo. Nosso São Paulo. Obrigado por existir.

Imagem: facebook.com/saopaulofc


Caso alguém esteja interessado em saber mais da história do São Paulo FC nesse período entre 1930-35, o site oficial traz em uma reportagem documentos e arquivos sobre como foi o início do SPFC: 1930 e 1935: conheça e entenda a história do Tricolor

curtiu e seguiu o Tricolor?
Diogo Magri
Compartilhar no Google Plus

Autor: Diogo Magri

17 anos, são-paulino do interior. Tenho trauma de bola parada, de pênaltis e de elogios ao goleiro antes do fim do jogo. No C11, falo de futebol europeu. Na vida, tento sofr... digo, ser jornalista.
    comentar com Facebook