O estranho e confuso regulamento do Paulistão 2014

Foto: Rodrigo Faber

Fala Torcida Santista! 2013 acabando e o planejamento dos clubes para o ano de 2014 começa. Com o Santos, não é diferente (ou é, vai saber). E você, torcedor santista, já deixe marcado em sua agenda: Grupo C, Paulistão 2014, 15 clubes... Não entendeu? Nem eu!

O que aconteceu?

Os 20 representantes dos clubes participantes da edição de 2014 do nosso querido e amado estadual se reuniram na tarde de hoje (30) para discutir sobre o formato do Paulistão, que deixa de ser pontos corridos (em termos) para virar 4 grupos de 5 clubes, onde Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras são os cabeças de chave. Nessa brincadeira, o Santos acabou ficando no Grupo C da competição ao lado de Ponte Preta, São Bernardo, Paulista e Portuguesa.

Até ai tudo bem, tranquilo, numa boa. Mas eis que surge a brilhante ideia na mesa da FPF: "Acho que ficaria melhor se o time A não enfrentasse os times que estão em seu grupo, somente os outros". Cara... Sensacional!

Explicando melhor, essa atual fórmula é baseada na seguinte regra: São criados 4 grupos de 5 clubes, no caso, o Santos não jogaria com nenhum de seus "adversários" do grupo C, e sim, com os 15 clubes restantes. Ao decorrer das 15 rodadas, as duas equipes que mais somarem pontos dentro de seus respectivos grupos passarão para a próxima fase.

A fase seguinte é jogo único. Ganhou, passou. Perdeu, se fo&$%! Semifinal, mesmo esquema. Em caso de igualdade em algum desses jogos, a disputa será levada para os pênaltis. A final será disputada em partidas de ida e volta, com placar agregado.*

*Placar agregado é a soma de gols dos dois jogos (ida e volta). Por ex.: Ida - Time A 1x0 Time B | Volta - Time B 2x1 Time A | Time A passou de fase! (no placar agregado, ficaria 2 a 2, mas com os critérios de desempate, que seria o gol fora de casa, o Time A levaria a vaga).

Os quatro times que menos somarem pontos durante a primeira fase serão rebaixados para a série A-2.

E quando começa?

O Paulistão 2014 começa no dia 12 e 13 de janeiro (!!!) e os confrontos ainda não estão definidos. O Santos buscará seu 22° título paulista, após as conquistas recentes de 2010, 2011 e 2012. O time também vem de 5 finais consecutivas (2009 vice, 2010 campeão, 2011 bi-campeão, 2012 tri-campeão e 2013 vice).

Opinião

A princípio achei que ficou legal, porém muito confuso. Depois de ler um pouco mais sobre o regulamento e pensar um pouco, entendi a lógica. E foi feito todo esse trabalho só para diminuir as rodadas do campeonato. Se isso funcionará ou não, só o tempo dirá!


Siga o C11 pelas redes sociais: Twitter | Facebook

Siga-me no Twitter
Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook