Bom presságio

Brasil-RS, vice-campeão gaúcho 1983 - Em pé: Doraci - Mauro - Hélio - Bastos - Amauri e Luiz Felipe Scolari (treinador). Agachados: Júnior Brasília - Jurandir - Livio - André - Zezinho e Ernani. Foto:http://www.alvinews.com.br/

Em 1983 maior ano da história do Grêmio o Tricolor também levou uma sonora goleada por 4 a 0. Era a disputa pelo segundo lugar no Campeonato Gaúcho. O adversário Brasil de Pelotas e o técnico um tal Luiz Felipe.

Naquela temporada o time gremista viria a ser Campeão do Mundo no Japão vencendo o Hamburgo-ALE por 2 a 1. Era 11 de dezembro e os gols gremistas foram anotados pelo nosso hoje técnico Renato Portaluppi. Oito dias antes o Grêmio enfrentava o Brasil no estádio Bento de Freitas em Pelotas-RS na disputa do Vice-Campeonato Gaúcho.

Agora o IMORTAL vive uma semana decisiva, não é um Mundial, mas é o caminho que pode levar o Tricolor em busca do título de melhor clube do planeta. O Coritiba nos goleou por 4 a 0, mas o foco é total no Atlético-PR, adversário da semifinal da Copa do Brasil.

Fábio Koff já em 1983 era criticado por abdicar de outros campeonatos em busca de um principal objetivo. Foi com Renato no ataque que o desejo virou realidade e agora como técnico Renato Portaluppi segue a mesma opinião. Título da Copa do Brasil é o foco, e a vaga na Libertadores 2014 consequência.

03/12/1983 Brasil-RS 4 x 0 Grêmio
Local: Bento de Freitas, Pelotas-RS
Árbitro: Carlos César Rosa Martins
Renda: Cr$ 11.789.300,00
Público: 12.840
Gols: Hélio, Lívio, Zezinho e Lívio.

Brasil: Mauro; Ernani, Hélio, Amauri e Bastos; Doraci, Jurandir (Marco Antônio) e André; Júnior Brasília, Lívio (Rubão) e Zezinho.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Grêmio: Beto; Raul, Leandro, Rogério e Ademir; Luís Carlos, Bonamigo (Valdo) e Cássio; Lambari, Róbson e Tonho.
Técnico: Paulo Lumumba

Diferente da partida contra o Coritiba no Brasileiro deste ano quando jogamos com apenas três reservas, em 1983 o time era inteiro era formado por suplentes.

Além de Felipão como técnico o Brasil de Pelotas contava com Flávio Murtosa como preparador físico. Ele é o primeiro da direita para esquerda em pé na foto.

 
Compartilhar no Google Plus

Autor: Victor Lapolli

Jornalista, natural de Florianópolis, atualmente moro em Joinville - SC
    comentar com Facebook