Fala Torcida Santista! E lá vem mais uma sequência desgastante e perigosa para um clube brasileiro no calendário. Dessa vez, o Santos é quem assume a bronca e fará quatro jogos em oito dias. O primeiro é hoje, o Internacional no Estádio do Vale às 19h30 (horário de Brasília). Conto com a participação de vocês nos comentários no final da postagem. Vamos lá?
Situação
Jogando fora de casa, o Santos vai em busca de sua 7ª vitória na competição e tentar se aproximar um pouco mais do G4 (atualmente, essa diferença é de 9 pontos para o 4° colocado, Atlético Paranaense). Esse jogo é válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 e foi adiada por causa da excursão que o Santos fez em agosto para a Espanha, para disputar o Troféu Joan Gamper com o Barcelona. A outra partida também adiada por esse motivo foi contra o Náutico, pela 11ª rodada. Essa última está marcada para dia 25, em uma quarta-feira na Vila Belmiro.
Caso a vitória seja alvinegra, a mudança na tabela será pouca, porém importante: da 9ª para a 7ª colocação, ultrapassando Goiás (26 pontos e atual 8° colocado) e o Coritiba (que mesmo com 28 pontos, é ultrapassado pelo Santos pelos critérios de desempate). A última partida do Santos na competição foi no sábado passado (07) na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás.
Analisando o rival: Sport Club Internacional*
O colorado tem na sua conta 18 partidas, vencendo 7, empatando 9 e perdendo apenas 3. É o time que mais empata na competição, ao lado do Corinthians (9) e Goiás (8) e está na lista dos que menos perdeu, ao lado de Cruzeiro, Botafogo e Corinthians. É o quarto melhor ataque, com 32 tentos marcados até o presente momento e sofreu outros 25, ficando com saldo de +6 e aproveitamento de 55.6%.
E o time é um dos que tem uma lista de vários jogos sem perder. Ao todo, são 9 partidas de invencibilidade (sua última vitória foi contra o Náutico - pasmem - pelo placar elástico de 3 a 0, na 9ª rodada), com 6 empates e 3 vitórias. Um time com um elenco muito bom, com um belo ataque em mãos, mas que ainda não mostrou tudo aquilo que poderia apresentar, tanto para seu torcedor quanto para os adversários. Vendo pelos números, principalmente pelo baixo número de derrotas (sendo até igual ao líder Cruzeiro), é uma equipe que brigaria por Libertadores no mínimo. Mas, não foi isso que observamos, até por conta da enorme sequência de empates que fez e, fazendo com que perdessem muitos pontos.
Os destaques, claro, começa pelos pés do argentino D'Alessandro, a referência colorada em campo em questões táticas e até pela moral que tem dentro do clube e com a torcida. Outros jogadores que vem se destacando por ali são os jovens Otávio e o também argentino Scocco, destaque do Newells Old Boys na Libertadores desse ano. Da pra ver que o setor que mais se destaca no time deles é o ataque, né?
*Agradeço aos colegas do C11-Internacional Adrian Pavoni e Rafael Araújo pela colaboração nas informações/opiniões cedidas. Agradeço também ao colega Walter de Souza, que também me ajudou na análise.
E o Santos vai a campo com...
Os mesmos desfalques, como sempre: Arouca e Montillo não jogam novamente por conta de uma lesão na coxa esquerda; Neilton também é desfalque, com uma torção no tornozelo. El Tanquecito™ continua servindo a seleção chilena e deixa a vaga livre para Emerson atuar.
Claudinei Oliveira novamente "fecha" a equipe para essa partida, voltando com Alan Santos no lugar de Pedro Castro e, finalmente, tirando o horrível Everton Costa do ataque para a volta do jovem Gabriel. Com essas mudanças, o time provável para hoje é: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Emerson; Alison, Alan Santos, Cícero e Leandrinho; Gabriel e Thiago Ribeiro.
Expectativas e palpites
Primeiramente, queria deixar aqui uma crítica à CBF por planejar um calendário tão maravilhoso como esse. E não é apenas ao Santos, e sim, para aquelas equipes que também jogam quarta-feira no nordeste do país e, no domingo, vai jogar lá no centro-oeste. Para aqueles que fazem mais de 70 partidas em uma única temporada. Ou aqueles que tem que suar muito mais a camisa em oito dias. É complicado... Prevejo lesões durante essa maratona. Tomara que eu esteja errado!
Enfim...
Dois times próximos ao G4 e que ainda não fecharam o turno. Como disse acima, o ataque do Internacional é a sua principal arma contra os seus adversários. Um dos seus defeitos, talvez, seja a defesa. Houve uma melhora, tanto é que pararam de empatar. Joga em casa, ao lado de seu torcedor e precisando da vitória para poder encostar ainda mais no Atlético PR. Idem ao Santos, mas para que isso aconteça, precisa vencer essa e a outra partida, contra o Náutico. Sem falar no Flamengo na quinta-feira...
Meu palpite? Internacional 1x2 Santos
Siga o C11 pelas redes sociais
comentar com Facebook