Timbu conquista bi-campeonato na categoria Sub-20

Náutico Campeão Pernambucano
Foto: Assessoria CNC.
O Campeonato Pernambucano, da categoria sub-20, acabou e conheceu seu campeão. Como não poderia ser diferente, o Timbu  venceu o Porto, de Caruaru, por 3x0, na Arena Pernambuco.

Sei que o nosso principal objetivo na temporada sempre é o Campeonato Brasileiro, ou seja, os holofotes estão sempre voltados para ele. Mas não podemos subestimar esses torneios de base, que querendo ou não, possuem o Náutico na disputa.
 
Nós como alvirrubros de corpo e alma, sempre queremos ver nosso Timbuzinho conquistando títulos, brigando para ser campeão, nem que seja em torneio de tótó(pebolim).
 
E, claro, somente movimentando os garotos, fazendo com que eles participem de mais e mais torneios em suas categorias, que poderemos conhecer as revelações, os verdadeiros destaques entre os jogadores da base, não só do Náutico mas dos demais times também, servindo, de certa forma, como um "laboratório" e uma "vitrine".
 
Campeonatos como São Paulo de Futebol Júnior, Copa BH, Campeonato Brasileiro Sub-20, Campeonato Pernambucano  Sub-20, Copa Pernambuco e outros, são importantes e sustentam a evolução dos garotos como futuros profissionais.
 
Infelizmente, não existe um planejamento voltado para uma merecida valorização desses jogadores. Nos últimos anos, o Náutico insistiu na ideia de montar um time para o estadual e outro para o Brasileirão, no profissional. Nesse tipo de ideia, não se enquadram de maneira eficaz os jogadores de base, que, nas raras oportunidades que recebem, geralmente entram em situações de "fogueira", dentro de campo.
 
O lateral-esquerdo Douglas Santos e o lateral-direito/volante Auremir, são exemplos de como, com inteligência e vontade, a categoria júnior pode trazer frutos positivos para o nosso clube. Outros tantos esperam por oportunidades.
 
É preciso que haja meta de se fazer um trabalho focado na revelação de pelo menos dois atletas por temporada. Logicamente, isto não acontece da noite para o dia. Tem que começar por baixo, com fortalecimento da equipe de profissionais da área, passando pela infraestrutura do CT Wilson Campos,  diálogo com a comissão técnica do time principal, até a inserção do atleta como parte do elenco definitivo, tendo oportunidades, e não simplesmente como um mero tapa-buraco.
 
Por exemplo, 2013 está chegando ao fim. Conquistamos agora o Pernambucano Sub-20. Quais desses atletas poderiam ser selecionados para a equipe principal para que disputem o estadual e a Copa do Nordeste de 2014? Será que está se pensando nisso? Seria para estar...
 
Nem todos poderão ter oportunidades no elenco principal, mas deve existir uma política de formação de atletas, fazendo com que, esses, que não serão incluídos no Náutico, sejam colocados à disposição para empréstimo a equipes de outros estaduais e de divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, como Série D e Série C, sendo essa política de mercado permanente, fazendo com que haja uma rotatividade entre os jogadores de base do Timbu.
 
Por fim, desejo meus parabéns para o treinador Sérgio China e para todos os jogadores e pessoas envolvidas no título do Pernambucano Sub-20 2013, que, aliás, foi invicto e  é o segundo título consecutivo do Náutico: Bi-Campeão!
 
O Timbu torna-se o maior campeão na categoria, com 5 títulos: 2005, 2007, 2009, 2012 e 2013. Na frente de Sport(4), Santa Cruz(3) e de Porto(2).
 
Twitter C11 |Twitter C11_Náutico|Facebook C11|Facebook C11_Náutico
Compartilhar no Google Plus

Autor: Anônimo

    comentar com Facebook