Foto: Simone Vilar. |
Não adianta ficar se lamentando porque não possui uma renda compatível com os grandes clubes do país, o Náutico tem que criar alternativas para diminuir esta desigualdade, uma dessas alternativas é o investimento em uma campanha de sócios digna e atrativa para o torcedor alvirrubro.
O Sport Club Internacional - Campeão de Tudo - tem um plano em que o torcedor colorado paga R$15,00 mensais para ser "Sócio Contribuinte Nada Vai nos Separar", sem falar nos diversos benefícios e campanhas que o clube gaúcho oferece. Outro bom exemplo do clube, é a categoria: Sócio Coloradinho(R$ 5,00).
E olhe que o poder aquisitivo do Rio Grande do Sul é muito maior que o de Pernambuco: os Gaúchos possuem o 4º maior PIB(Produto Interno Bruto) do Brasil, enquanto Pernambuco ocupa o 10º. Mesmo assim, o Náutico não possui nenhuma modalidade de sócio a preço inferior que a mais barata do Inter.
Atualmente, o Náutico tem a "campanha" chamada "Por um Timbu Melhor", oferecendo a modalidade Sócio Torcedor Timbu, por R$ 30,00 e Sócia Torcedora Timbu, por R$ 25,00.(Também não entendi o fato da modalidade feminina possuir um preço diferente).
Com a ida do Náutico para a Arena, houve uma mudança significativa no tratamento com os sócios alvirrubros. Se antes, existia o incentivo de poder assistir aos jogos nos Aflitos com uma facilidade enorme, agora, o sócio apenas possui descontos nos jogos da Arena, tendo que desembolsar uma quantia extra, o que não era necessário nos Aflitos, dependendo da categoria, cuja mensalidade já atribuía o direito de entrar no Eládio para acompanhar o time. Outros pesos negativos são as questões da distância para São Lourenço da Mata e de ter como opções de consumo no recinto apenas produtos oferecidos pelos que administram a Arena, como água, refrigerante e cerveja sem álcool Itaipava, e alimentos que pouco são apetitosos.
Sem jogar nos Aflitos, o que o Náutico oferece ao torcedor que pensa em se associar ao clube? Um parque aquático antigo e um toboágua caindo aos pedaços acredito que seja o melhor que o clube tenha a oferecer. Repito, o clube. Pois a construção da Arena em São Lourenço da Mata não dependeu do Náutico, ou seja, o clube não gastou um tostão. Por outro lado, o que depende exclusivamente da administração do clube, ainda está muito longe do ideal, que é investir na infraestrutura e no patrimônio, ou seja, oferecendo opções de lazer, de esportes e de benefícios que chamem a atenção dos alvirrubros.
Quem, em sã consciência, sai de sua casa em dia de sábado ou domingo para ir ao Náutico se divertir, rechaçando um cinema no shopping, por exemplo?
Acho que a diretoria do Náutico tem que entender é que: o clube é que precisa dos sócios, e não os sócios que precisam do clube. Tem que atrair o torcedor ao clube para se associar. Já que o Náutico não oferece tantos atrativos, o ideal seria começar por uma modalidade com preço popular, baixo mesmo, algo em torno dos R$ 10,00, ou menos, por que não? O que teríamos a perder?
Hipótese: Se 10 mil torcedores pagassem 10 reais por mês para serem sócios, ao final do ano, gerariam uma receita de 1 milhão e 200 mil reais para o Náutico.
Se não é tão bom em matemática, entenda a conta simples: 10.000 torcedores pagando R$ 10,00 por mês = R$ 100.000,00 por mês. O ano tem 12 meses. Portanto, R$ 100.000, 00 x 12 = R$ 1. 200.000, 00.
O que é melhor? Ter 10 mil sócios pagando 10 reais por mês gerando uma receita de mais de um milhão de reais no final do ano, ou ter aproximadamente 3000 sócios pagando mensalidades a preços superiores e cada vez mais o torcedor se afastando do clube?
Tenho certeza que a torcida do Náutico não se resumiria a esses 10 mil, e apoiaria em massa, gerando uma receita própria não só de 1 milhão por ano, mas 2 milhões, 3 milhões...
Obviamente, uma campanha desse porte, não impediria que outras modalidades com preços distintos existissem.
Obviamente, uma campanha desse porte, não impediria que outras modalidades com preços distintos existissem.
Querer fazer é o primeiro passo!
É preciso: coragem e atitude!
Twitter C11 |Twitter C11_Náutico|Facebook C11|Facebook C11_Náutico
comentar com Facebook