Seleção Nigeriana corre o risco de ficar de fora da Copa das Confederações

Notícias alarmantes vieram de Abuja hoje. Devido à problemas internos na federação e com os jogadores, a Nigéria está ameaçada de não participar da edição de 2013 da Copa das Confederações. O time que deveria chegar nesta quinta a Belo Horizonte, local da estreia, ainda não desembarcou e pode nem mesmo vir ao Brasil.

O time campeão africano pode nem vir ao Brasil (FOTO: AFP/Reprodução)
O incidente que vem impedindo os Super Eagles de participar da Copa é mais uma questão de picuinha da federação do que de impedimentos estruturais, propriamente. Tudo se sucedeu após os cartolas nigerianos terem reduzido em 50% a premiação destinada aos atletas depois de terem conseguido um empate e uma vitória nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014, contra Namíbia e Quênia respectivamente.

O fato gerou revolta nos convocados e o plantel entrou em greve, ameaçando não ir ao Brasil para a disputa do certame pré-Mundial se a federação não reembolsasse os 50% restantes do "bicho". No último fim de semana e ciente dos riscos e da instabilidade política dentro da entidade futebolística nigeriana, a FIFA chegou a assegurar que a Nigéria se apresentaria para o torneio, mas hoje as notícias mudaram.

Há muito mais em jogo e de acordo com o código disciplinar da própria FIFA, uma seleção que se recuse a participar de qualquer torneio oficial, sofre multa e consequente eliminação de torneios posteriores. Se a situação não mudar, o drama nigeriano pode aumentar mais ainda, com a exclusão da equipe nacional das Eliminatórias (ainda correntes) e também do Mundial do ano que vem.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Vinícius França

Jornalista em formação, dono do blog Ultras 1921 e repórter da TV Univale
    comentar com Facebook