Mano Menezes chega com o desafio de reestruturar o Corinthians

Gazeta Press

Nesta segunda-feira, 06, o treinador Mano Menezes deu sua primeira entrevista coletiva em seu retorno ao Corinthians.



O novo-velho treinador do Timão diz que não aceitará atos de indisciplina dentro da equipe: "(...) a questão disciplinar é inegociável. Valores eu não negocio.". Sabendo que a farra, aparentemente, está terminada no elenco, Mano agora terá que resolver mais problemas: a recuperação de jogadores dentro do elenco, e o comportamento tático da equipe são uns dos problemas.
  • Jogadores:
Mano Menezes terá uma tarefa que poucos gostam, mas como ele é o treinador, há de fazê-la: trabalhar com o ego de atletas. A equipe do Corinthians foi vitoriosa em 2012, e, mesmo fazendo um 2013 com o modo Zoeira ligado, obteve 2 títulos. Com isso, alguns jogadores se sentem incomodados com o fato de não conseguirem mais ter a liga que tiveram em 2012. Renato Augusto é outro caso: o meia sofreu muito com lesões no ano passado, e não conseguiu mostrar tudo o que sabe. O novo camisa 8 do Timão tem potencial para fazer sucesso jogando pelo Coringão, mas às vezes o psicológico nessas situações pesa mais que o físico.

  • Tática:
No final da chamada "Era Tite", o Corinthians sofreu muito com os problemas táticos. Em 2012, a equipe consagrou o 4-2-3-1 dentro da América do Sul, vencendo a Libertadores e o Mundial.
Já em 2013, o Timão começou a variar taticamente: em jogos optava pelo 4-2-3-1, e em outros optava pelo 4-2-2-2, com Pato e Guerrero atuando mais à frente. Apesar disso, a equipe comandada por Tite não conseguia oferecer a pressão na saída de bola do adversário, como acontecia no ano anterior, e no final de sua passagem, Adenor tentou se manter no Corinthians da forma que venceu a Libertadores: com Guerrero lesionado ou convocado para a seleção peruana, e Pato inconstante, Tite optou por jogar com Renato Augusto mais adiantado, tentando atuar à Sheik/Danilo naquela Libertadores de 2012, porém a experiência, desta vez, não deu certo.

 Mano terá mais desafios pela frente, entretanto, resolvendo estes dois problemas, já dá um passo gigantesco para obter sucesso em seu retorno ao Corinthians.

São 185 jogos, com 103 vitórias, 49 empates e 33 derrotas. Totalizando: 64,5% de aproveitamento.
Compartilhar no Google Plus

Autor: João Rafael

    comentar com Facebook