E o Botafogo mostra que não está morto!


Bolívar gol Botafogo contra Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O que nós não fazemos pelos amigos? Quero dizer: os amigos de verdade! Mais uma vez fui escalado por Eduardo Ferreira para compor a crônica sobre a partida de ontem entre Fluminense x Botafogo (infelizmente tenho de manter o Flu na frente, o mando de campo era deles), mas é claro que o Botafogo sempre será o primeiro em nossos corações! Exagerei, não acham? Vamos à partida então!

Tive de ir assistir a partida na casa de meu amigo Gilson (desta vez, não há muitos detalhes quanto a isto) se escrevi isso é por que eu estava cansado e tudo o que eu queria era minha cama e dormir, enfim, descansar, hoje eu tinha de ir ao Engenhão retirar meu ingresso para o jogo contra o Grêmio, no Maracanã, sábado, as 18:30. Como vocês podem perceber, eu continuo acreditando! Não sei se isso é bom ou ruim, mas continuo acreditando...


Não sei se vocês já repararam, mas não é só com o Botafogo, mas os defensores da maioria dos times, marcam a bola e não seus adversários e foi desta forma que saiu o gol do Fluminense, após boa reposição de bola do goleiro Diego Cavalieri para frente que encontrou Wagner (no que parecia uma jogada ensaiada) que tocou para Jean tabelar com Biro - Biro e marcar! Gilson diria que o Fluminense foi efetivo na jogada e que estava faltando isso ao Botafogo. O gol saiu nas costas de Bolívar, que depois, ainda no primeiro tempo, se redimiria ao fazer (sem querer) o gol de empate para o Botafogo!

Se alguém me perguntasse se eu achei que o Fluminense jogou bem, eu diria que não e a mesma pessoa diria: "mas é claro que você vai dizer isso, é torcedor alvinegro". Engano seu. O primeiro tempo foi melhor para o Botafogo. O Botafogo jogou bem, mas estava desorganizado, foi mais na base da coragem e determinação mesmo. Adjetivos esses que nos levam a outro: vontade de vencer e de se reencontrar com seu bom futebol no campeonato e nessa reta final de brasileirão!

Jefferson continua em boa fase. Não teve culpa no gol e salvou o Botafogo quando tinha de salvar;

Como já disse inúmeras vezes, o Botafogo acertas em umas partidas e erra na maioria das outras. Não marca em cima da saída de bola dos adversários. Isso acaba abrindo espaço para os contra - ataques. Essa foi a proposta do time do Fluminense ontem!

Quando o Botafogo (vez ou outra) marcava em cima, os jogadores do Fluminense erravam e ficou nítido que eles começaram a ficar nervosos diante (mesmo com erros ainda) da supremacia do Botafogo.

Poucos são os jogadores que vejo ameaçar as saídas de bola do goleiro: Rafael Marques faz isso timidamente; Elias (que não jogou) é o que mais insiste e Henrique ontem perturbou. Seu futebol vem crescendo dentro do time. Só falta ele fazer o seu gol e seu trabalho e esforço ser coroado! Ontem, isso quase que aconteceu...ficamos na torcida, mas infelizmente, não aconteceu!

No começo do jogo (antes e um pouco após o gol do Fluminense) o Botafogo não conseguia botar, seguir com a bola nos pés durante muito tempo e dava chutões, os lançamentos saíam errados, isso sem contar os erros de passes!

Mas o Botafogo cresceu e empatou o jogo. No segundo tempo, Seedorf (que dizem não estar na sua melhor fase) despertou e jogou melhor até mesmo que no primeiro tempo!

Se o primeiro tempo foi movimentado a ponto de eu dizer que a partida acabara rápido por estar boa, eu já não diria a mesma coisa. Ambos os times queriam fazer gols, mas também não queriam levar! Pior para o Fluminense que ficou mais distante do G4, mas também não foi tão bom para o Botafogo que se manteve distante do Cruzeiro. Cruzeiro esse que venceu de 4 a 0 da Portuguesa ou seja: a vantagem do líder para nós (que estaríamos em segundo na tabela) continuaria distante! E você, caro leitor alvinegro acha que devemos nos preocupar ou não com o Cruzeiro? Devemos nos preocupar só conosco?

O gol do Fluminense se deu em falha da defesa do Botafogo. Bolívar falhou e hoje quando fui ao Engenhão retirar o ingresso para o jogo de sábado, conversei com o "posso ajudar" (sempre que vou lá, perco um tempo batendo papo com ele) e ele me disse que parece que Bolívar está sentido falta de um apoio maior de Marcelo Mattos e/ou Gabriel ali pelo meio;

Uma outra opinião (essa do Gilson) mas que eu já venho falando algum tempo, é que o Edilson vem melhorando e agora ele foi suspenso dando oportunidade para Gilberto novamente. Talvez por não ter jogado em sua função necessariamente, não vimos ontem o seu bom futebol, mas Gilberto (na minha opinião) é mais veloz que Edilson. Edilson sabe bater bem faltas, sabe cruzar, mas não sabe marcar da maneira adequada. O gol do Fluminense também foi por falha dele...

Em uma das poucas aparições de Rafael Marques no jogo de ontem, Seedorf cobrou falta pela direita e RM desviou de cabeça e a bola bateu em Bolívar antes de entrar. Mas tudo isso não aconteceu por acaso: o Botafogo encaixou um contra - ataque forçando o jogador do Fluminense cometer falta em Seedorf.

Na hora da transmissão, não houve a reprise do lance do gol anulado de Rafael Marques (gol esse que seria o segundo e selaria nossa vitória), uns afirmam que a arbitragem acertou, outros não! Vou ficar devendo uma análise sobre o assunto, pois nesse momento minha internet está lenta e não tem como eu rever o lance. Peço desculpas...

A arbitragem ontem (de maneira geral) não comprometeu;

Lodeiro quase que também fez gol, mas não atravessa uma fase muito inspiradora; Octávio ao entrar deu gás novo ao time e quase fez o gol da virada já nos acréscimos, mas para mim, o nome do jogo ontem foi o Henrique!

A verdade, é que os dois times cansaram e gostaria de aproveitar para pedir aos torcedores que forem ao estádio (claro, aos que comparecem) para apoiar o time, abraçar o time, pois daqui para frente passará rápido e temos uma "decisão" contra o Flamengo pela copa do Brasil. Creio nesse título, mas se ele não vier que o responsável pela nossa eliminação não seja o Flamengo, então desde já, vamos elevar o moral de nossos jogadores!

No mais, para um clássico, o Botafogo jogou bem e mostrou que ainda pode reagir e que se não jogar tudo que vinha jogando anteriormente, se depender da garra, vontade, determinação e coragem, ainda podem nos surpreender. Ganhar nossos jogos é fundamental, "secar" o Cruzeiro com todas as nossas forças é uma missão!

Saudações Alvinegras!!!


Compartilhar no Google Plus

Autor: Thiago de Castro

39 anos, Blogueiro, Cronista, Escritor, Bacharel em Jornalismo
    comentar com Facebook