![]() |
| Foto: Reprodução/Twitter |
Todo amante do futebol que se preze coleciona muitas histórias com o time do coração. Provas de fanatismo, micos, comemorações, tristezas... Mas nenhum passou tantos momentos junto ao amor dos gramados quanto o inglês Jack Jones, torcedor do West Bromwich Albion. Jack completou 107 anos na última sexta-feira (27).
Para se ter (mais) ideia de tamanha longevidade, Jones já era nascido quando o West Brom conquistou seu único título de primeira divisão na Inglaterra, em 1920. Àquela época, o adepto era um pré-adolescente: tinha 12 anos de idade. Ele também comemorou outros títulos: três da FA Cup - em 1931, 1954 e 1968 -, uma Copa da Liga Inglesa - em 1966, ano no qual a Inglaterra sediou e foi campeã da Copa do Mundo -, e uma Segunda Divisão - em 2008, sendo este o caneco mais recente -, além de duas Supercopas da Inglaterra - em 1920 e 1954. O título do segundo escalão inglês de 1911 também pode ser contado, embora, segundo a matemática, JJ ainda era um bebê: tinha três anos àquele tempo.
Antes de Jack Jones vir ao mundo, o WBA já conquistara um troféu da Segundona - em 1902 - e duas copas nacionais - em 1888 e 1892. O cidadão é tão privilegiado que pode dizer que viu a maior parte dos títulos de sua equipe. Os Throstles foram fundados em 1878, ou seja, estão em atividade há longos 137 anos.
![]() |
| Elenco do West Brom que conquistou o Campeonato Inglês de 1920: Jack Jones viu (Foto: Divulgação) |
Se vocês estão pensando "Nossa, que time velho!", não estranhem. O primeiro time de futebol da Inglaterra, berço do esporte mais popular do planeta, é o Sheffield FC, fundado em outubro de 1857 - ou seja, completará 158 anos no segundo semestre!.
Amplamente "gourmetizado" nos dias atuais, o futebol da Terra da Rainha tem visto diversos torcedores protestarem contra os preços abusivos dos ingressos - pois é, nós do Brasil não somos os únicos a enfrentar esse problema. Jones certamente fez parte de uma época em que as camadas mais populares frequentavam os estádios assiduamente e contribuíam para que cada jogo tivesse "espírito de Libertadores".
Como é de se imaginar, o veterano tem muito prestígio no clube o qual adotou para seguir. E, evidentemente, é muito amado pelos companheiros de torcida. No dia de seu aniversário, recebeu uma camisa personalizada do WBA - com o nome "Jack" e o número 107 nas costas - e uma bola autografada por todos os jogadores do elenco dos Baggies. A pelota será leiloada com o intuito de angariar fundos para a casa de repouso onde Jack vive.
![]() |
| Jack Jones e seus presentes de aniversário (Foto: Divulgação/WBA) |
No último sábado (28), Jack Jones esteve presente no The Hawthorns, casa do time de seu coração, para acompanhar a partida entre West Bromwich e Southampton. E saiu de lá feliz: os donos da casa venceram por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Saido Berahino, aos dois minutos da primeira etapa.
Passadas 27 rodadas da Premier League, o time de JJ é o 13º colocado, com 30 pontos. Está a 16 do próprio Southampton (6º), último integrante da zona das competições europeias, e a oito do Burnley (18º), equipe que abre a zona de rebaixamento.
Independente do que aconteça, o WBA sabe que sempre será apoiado por uma lenda viva. Por essas e outras, não é exagero dizer que jamais haverá esporte maior que o futebol. Não é só um jogo... É um estilo de vida, é o termômetro do nosso humor.
![]() |
| The Hawthorns, casa do West Brom (Foto: Scott Heavey/Getty Images) |
![]() |
| Nesta foto, Jack Jones (à direita), de 107 anos, está ao lado de Les James (89), ilustre torcedor do WBA que serviu à Inglaterra na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia (Foto: Divulgação/WBA) |
Redes sociais do C11:
C11 no Facebook
C11 no Twitter/perfil zoeiro
C11 no Youtube
C11 no Google Plus
C11 no seu coração ♥





comentar com Facebook