Todo tricolor deveria saber sobre: Horácio da Costa

Time do Fluminense: Campeão Carioca de 1906 (Via: Rafael Blog)

No dia 21 de Julho de 1902, estiveram presentes, na casa de Horácio da Costa Santos, situada à Rua Marquês de Abrantes, número 51, jovens do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 sócios fundadores como Oscar Cox, Horácio Costa, entre outros. E naquele pequeno palacete, nascia o Fluminense Football Club. 

Você deve estar se perguntando: ''Onde ela quer chegar com está introdução''. Agora, me responda uma coisa: Você sabe quem foi Horácio da Costa Santos? Se você não sabe, a primeira informação que você tem é que ele cedeu sua casa para a fundação do Tricolor das Laranjeiras, e que era sócio fundador. Agora me diz: Você sabia que ele marcou o primeiro gol do Fluminense? E foi o primeiro artilheiro do Carioca?

Horácio Costa 
Depois da fundação, o Fluminense enfrentou o seu primeiro adversário, no campo do Paysandu Cricket Club, no dia 19 de Outubro de 1902. O jogo foi contra o Rio Football Club e o placar foi de 8 a 0. Naquele jogo, Horácio Costa Santos marcou três gols, inclusive, o primeiro gol da história do Fluminense.

No ano seguinte o Fluminense participou dos primeiros amistosos interestaduais. O time enfrentou o Internacional, Paulistano e São Paulo, terminando os amistosos invictos. O time do Fluminense era formado por: Cruickshank, J. Robinson e Victor Etchegaray; Fm Moreton, Brooking, e E. Etchgaray; C. Robinson, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Heráclito e Félix Frias. Assim, nascia a grande rivalidade entre cariocas e paulistas. 

No primeiro carioca de 1906, Horácio da Costa, foi um dos grandes protagonistas. O jogador marcou o primeiro gol do Fluminense na história do Carioca, na vitória sobre o Paysandu Cricket Club por 7 a 1.

Fluminense: O primeiro Campeão Carioca (Foto: Wikipedia/Carioca)

Naquela oportunidade, o Fluminense participou de 10 jogos, com 9 vitórias e apenas uma derrota - para o Paysandu por 3 x 1. Horácio se consagrou o primeiro artilheiro do Estadual, marcando 18 gols em 10 jogos. Um feito inédito. Um orgulho para nós tricolores.

Horácio foi um grande atacante tricolor, sendo sócio, fundador do clube. Atuou de 1902 a 1906, com uma passagem em 1908.  O jogador tem seu nome marcado no clube e todo tricolor deveria saber da história desse grande homem: Horácio da Costa. 

Saudações Tricolores e Viva Horácio!

Acompanhe o C11-Fluminense nas redes sociais: Facebook | Twitter
Associe-se ao Fluminense: Sócio-Futebol
No Twitter, nosso parceiro lhe aguarda. Siga o @FFCTumblr e veja as melhores postagens sobre o Flu.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

    comentar com Facebook